quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Da responsabilidade

Desde pequena que me ensinaram a importância da responsabilidade.
Os meus pais sempre me disseram que eu era responsável pelos meus actos e pelas minhas decisões e que quando eu assumia um compromisso era para ir até ao fim e se não cumprisse tinha que assumir as consequências, fossem quais fossem.
E foi assim quando eu tinha 13 anos e me lembrei de começar a trabalhar porque queria ganhar o meu dinheiro.
Arranjaram-me um trabalho perto de casa, dobrar camisolas e colocar etiquetas. Um dia cansei-me e disse que não queria mais voltar lá. Obrigaram-me a telefonar para a senhora e explicar porque não queria ir e puseram-me de castigo durante um mês porque eu tinha assumido um compromisso e não tinha cumprido.
Tudo isto para dizer que ontem fui a um jantar de amigos às dez da noite quando saí do trabalho mesmo sabendo que ia acabar de madrugada e que hoje às 5.15 da manhã tinha que me levantar para ir trabalhar, não na minha função porque estava de folga, mas porque me pediram ajuda.
Dormi duas horas e meia e custou muito levantar-me.
Podia ter inventado desculpas, que não me sentia bem, que tinha adormecido, que afinal não podia ir ou que esse não era o meu trabalho.
Mas não, eu fui, porque estavam a contar comigo e eu não gosto de falhar.
Agora estou aqui que não me aguento com o sono.
Fod@-se, tinha eu que ser uma pessoa com princípios.

Sem comentários: